Como eu já havia escrito na última postagem, eu vou dividir com as poucas pessoas que acessam meu blog o meu relatório de Iniciação Científica, um trabalho que eu desenvolvi entre os anos de 2004 e 2005. Vou postar aos poucos, começando pelo começo é claro. Eis então a Introdução.
Introdução
O objetivo desse projeto compreende o estudo de três letras do grupo paulistano Racionais MC’s a luz das teorias acerca da análise do discurso. As letras abordam três aspectos distintos que permeiam o trabalho do grupo. As temáticas surgiram de questionamentos levantados em pesquisas anteriores, porém, assumiram os parâmetros diferenciados dessa pesquisa, apresentando sua própria abordagem e resultados.
A escolha do grupo se justifica pela sua importância no cenário musical do rap e pela visibilidade e sucesso alcançados, remetendo o grupo à posição de celebridades, no entanto, estrelas isoladas na arte marginal por escolha própria. Já as temáticas englobam aspectos presentes em toda a obra do grupo, ainda que de formas diversas. Estas são:
• A postura do grupo diante da relação do branco e negro, a visão do racismo no universo recortado pelos Racionais.
• A relação usualmente tensa do grupo com a fama e o dinheiro, e de certa forma com todos os aparatos da indústria cultural.
• A linha tênue que separa o discurso dos Racionais de mensagens proféticas, apontado na presença de ícone religioso e tom messiânico.
Para isso foi proposta análise das letras, uma vez que essas representam a postura do grupo, a forma como lidam com essas questões que surgem constantemente no seu cotidiano. Procurou-se selecionar as letras que apresentassem cada uma das temáticas com centrais, pois, essas de alguma forma, direta ou não, estão presentes na obra como um todo.
No decorrer da pesquisa ficou claro que os questionamentos foram um ponto de partida para procura das temáticas mais abordadas pelos Racionais, mas, a pesquisa segue seu próprio rumo. A proposta aqui é procurar entender, através do estudo dessas letras representativas, alguns posicionamentos do grupo como, também, a construção do seu discurso acerca dessas questões, inúmeras vezes polêmicas.
E por que a escolha desses três aspectos? Isso se justifica na linha da pesquisa, no caminho a percorrer e dos pressupostos dos quais partiram. São justamente esses três elementos inerentes ao discurso dos Racionais que são usados por aqueles que criticam o estilo musical e o grupo. Os avessos ao rap utilizam desses pontos de forma distorcida para tecer sua crítica ao movimento, a questão da valorização do negro, da defesa diante da discriminação de séculos, é defendida como ódio étnico. A postura diante da mídia é estereotipada, como se eles tivessem construído uma imagem de “caras maus” que tivessem que sustentar. E por fim o tom e elementos messiânicos como se o rap fosse algo que almejasse ser uma nova religião profana com um discurso de “venham a mim”. Portanto o objetivo ser, através da análise do discurso presente nessas letras, mostrar o fundamento desse posicionamento.
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