Bom essa é a parte do meu trabalho que pode parecer a mais chata. Trata-se de um texto sobre a teoria que eu utilizei para realizar a pesquisa, ou seja, a análise das letras dos Racionias que selecionei. Na próxima já vou postar uma parte da análise de Negro Drama.
Análise do Discurso: base teórica da proposta do projeto.
Esta parte do relatório consiste na apresentação das características gerais da teoria utilizada para análise das letras juntamente com a relação com as temáticas levantadas e as músicas escolhidas, enfim, um capítulo introdutório para a proposta do projeto em si. Assim segue a explicitação, em suma, dos aspectos da análise do discurso.
A análise do discurso compreende o estudo do texto como local de produção de conhecimento, seria a forma como aquele texto significa, como constrói significados, o que ele quer dizer, levando em consideração todo o contexto histórico, social e ideológico do discurso e do sujeito discursivo. Segundo Eni Orlandi “a análise do discurso concebe a linguagem como mediação necessária entre o homem e a realidade natural e social” . Nesse sentido o discurso presente nas letras dos Racionais busca essa interatividade do homem, negro e pobre, com o ambiente da favela, no cerne da emancipação da própria população da periferia, assim como elucidação daqueles que estão além do mundo periférico.
A produção desse discurso compreende os diversos contextos apontados por Eni Orlandi: o contexto imediato, que consiste na letra da música como o texto puro, o que está escrito ali; o contexto sócio-histórico, que abrange a construção dos sentidos no imaginário social, a relação das mensagens dos textos/letras com o ambiente social e histórico nas quais foram elaborados; e o contexto ideológico compreendendo a ideologia do movimento hip hop, como uma cultura marginal significada nos sujeitos da periferia. Além de discursos paralelos, o não dito diretamente, que também fundamentam a mensagem embutida nas letras
"Todo discurso se estabelece na relação com um discurso anterior e aponta pra outro. Não há um discurso fechado em si mesmo, mas um processo discursivo do qual se podem recortar e analisar estados diferentes".
A análise, por fim, constitui-se no estudo da natureza dos materiais analisados (letras), os elementos desencadeadores ou questões levantadas (as três temáticas) e as teorias e campos semânticos relacionados às temáticas.
Balizada pela teoria da análise do discurso, sumamente demonstrada, essa pesquisa procura fazer uma leitura do discurso dos Racionais por meio das letras selecionadas.
Letras Selecionadas
Para a primeira análise acerca da construção da visão do racismo na obra do grupo, a escolha foi a música Negro Drama do último disco lançado do grupo, Nada como um dia após o outro dia. O tema é constante desde o início dos trabalhos do grupo, como foi citado existe, inclusive, um single do grupo sobre as questões étnicas. Porém, nessa música o posicionamento do grupo está bem desenvolvido e fundamentado, apresentando aspectos históricos e registros atuais.
A relação com a fama e suas conseqüências podem ser constatadas na narrativa de Jesus Chorou, a música escolhida para essa temática e que, também, pertence ao último trabalho lançado. Por trás da narração de um fato cotidiano, o enunciador da música, que no caso é o Mano Brown, apresenta vários indícios dessa relação.
Por fim, a análise dos elementos religiosos e tom messiânico foi realizada sob as perspectivas apresentadas na letra de Capítulo 4, Versículo 3. Essa música diferente das anteriores pertence ao álbum Sobrevivendo no Inferno. De uma forma geral esse trabalho apresenta esses elementos em todas as letras, a escolha da terceira faixa, acima citada, compreende vários aspectos, desde o título, de recorte bíblico, a presença simbólica de Deus e outros elementos religiosos.
Notas
ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001. p.15
ORLANDI, Eni P.op.cit. p.62
Um comentário:
Estou visitando os blogs e quero convidar que me visite e, caso goste, vote no blogstar.
Fico no aguardo
Postar um comentário